Cópia pura



A Asus apresentou na Computex 2011 um finíssimo e altamente desejável laptop, o UX21. Seu peso é de 1,1 kg e espessura de 17mm, todo em alumínio, com um trackpad em vidro, bateria fixa, USB 3.0, SSD com a super rápida SATA III e com várias configurações de processador, incluindo o novo Intel Sandy Bridge Core i7.Realmente essa é uma configuração de tirar o fôlego e deixa a gente babando de vontade de ter um desse. Você deve se perguntar se tudo isso é mesmo o paraíso como dizem.

Uma coisa é a configuração no papel e sem preço, outra coisa vai ser ela após o lançamento e com preço. Foi anunciando que as vendas começam em Setembro/11. Até lá muita água vai rolar, e só então veremos se o produto é tudo o que estão falando. Só após testes poderemos saber como ele vai se comportar, principalmente em relação a duração da bateria.

Mas pode ser que ele não deixe de ser um protótipo só para impressionar a imprensa. Uma isca para na verdade mostrar outro produto que a Asus também está lançando na feira, e este sim tem um projeto singular. O Padphone foi mostrado como sendo um celular que encaixa em um compartimento nas costas de um tablet. Com essa idéia a Asus quer parecer uma empresa de ponta em desenvolvimento de produtos inovadores. Infelizmente o UX21 mostra claramente que isso não é a verdade.

Todos as pessoas tem a mesma impressão ao ver o UX21. Ele é uma cópia descarada do MacBook Air. Eu acredito que o departamento jurídico da Apple já deve estar preparando uma ação contra a Asus. Por menos eles acionaram a Samsung.

Eu vou além, e digo que a Asus errou em vários pontos.
1) O primeiro foi fazer essa cópia do MacBook Air. Vão levar chumbo da Apple com certeza.
2) O tempo da apresentação na Computex até o lançamento em setembro é muito longo. Isso mostra que eles esperam que a Apple morda a isca do UX21 e deixe o Padphone passar desapercebido.
3) A palestra de apresentação do Padphone foi tosca e tinha até uma piadinha com um tal de Steve.

Na verdade a Asus parece estar bem preocupada com o estrago que o iPad está fazendo nas vendas dos laptops em geral.

Ser uma empresa de ponta, com desenvolvimento de produtos inovadores e incomparáveis necessita muito mais do apenas fazer barulho.

Anúncios